Portugal Centro
» Exposições
início
   
Desporto no Centro
distrito

Foto: Regio de Turismo Do Lafes


Museu Gro Vasco exibe originais de Almada Negreiros

So 54 os desenhos originais de Almada Negreiros que podem ser vistos no Museu Gro Vasco. Do total, 49 obras de desenho, a maioria datados de 1936, foram criados pelo grande artista e escritor para ilustrar a obra literria Fbulas, de Joaquim Manso.

Os desenhos remetem para um perodo da vida de Almada Negreiros, aquando do seu regresso de Espanha, manifestamente marcado por um seu interesse e investimento nas artes visuais, plsticas e grficas. “São obras que antecedem grandes produções da poca”, declarou Srgio Gorjão, director do Museu Grão Vasco.

Almada Negreiros nasceu em Abril de 1893, na Trindade, São Tom e Prncipe. A sua actividade artstica desdobrou-se desde a pintura à literatura, passando pelo ensaio.

A mostra resulta de uma parceria do Museu Grão Vasco com o Museu do Abade de Baçal (Bragança) e com o Museu Dr. Joaquim Manso (Nazar) e integra ainda a primeira edição do livro, escrito em 1936. Nele, o autor narra vrias fbulas onde as personagens e os factos alegricos traduzem uma intenção moralista, com o esprito a vencer a matria.

A acompanhar a exposição Fbulas h um curso de gravura, cujos contedos leccionados debruçam-se sobre a esttica e temtica patentes naquelas obras de Negreiros.

A exposição est patente at dia 28 de Agosto na sala de exibições temporrias do Grão Vasco (Adro da S, Viseu). O Museu est aberto às terças-feiras das 14h às 17h30 14.00h-17.30h e de quarta a domingo das 10h às 17h30.


2011-05-24 | Mundo portugus
 
 
Agenda

Não existem eventos!
 
PORTUGAL CENTRO 2006-2017
© Todos os direitos reservados
Powered by Takemedia